eee2p.gif (2459 bytes)

Economia & Energia
por assunto 
ISSN 1518-2932

 

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

e&e ANTERIORES

e&e por assunto

Biomassa

 

Biomassa e Geração Elétrica - e&e 05
João Antônio Moreira Patusco
A evolução do uso da biomassa e de outras fontes primárias de energia é analisada para o período 1940/96. Avalia-se o uso da biomassa para geração de eletricidade e suas perspectivas.

Álcool Revisitado - e&e 34
Genserico Encarnação Junior
O Proálcool na sua origem serviu preferencialmente aos usineiros e plantadores de cana-de-açúcar, à indústria nacional montadora de automóveis e à classe média alta. É verdade que o programa gerou cerca de um milhão de empregos - a maioria subempregos - por serem mal remunerados, sazonais e de alta periculosidade. Paralelamente gerou um neologismo: “os bóias-frias”. Entre os benefícios, contabilizou uma certa melhoria ambiental nas grandes cidades ao substituir a gasolina. O pecado capital é que o programa nunca andou pelas próprias pernas, isto é, não atingiu sua viabilidade econômica. O custo da produção do álcool é ainda maior do que o seu preço de venda.

Avaliação do Potencial de Produção de Álcool - e&e 34
Omar Campos Ferreira
A produção de álcool combustível apresentou considerável aumento, acompanhado de importantes ganhos de produtividade, desde a implantação do Proálcool,  O estudo mostra que o Setor tem respondido positivamente aos estímulos externos, tanto os governamentais, agora escassos, como os provenientes do mercado de combustíveis. O custo de produção tem diminuído sistematicamente, fato marcante no mercado de energia, no qual quase todos os custos são crescentes.

Descaminhos do Planejamento - e&e 35
Omar Campos Ferreira
O número 34 da e&e trouxe dois artigos sobre o álcool: o primeiro, de autoria de Genserico Encarnação Júnior, que avalia historicamente o Programa do Álcool e alerta para a possibilidade de se repetirem erros em eventual retomada do mesmo; o segundo, de autoria de Omar Carmpos Ferreira, trata da evolução tecnológica da indústria sucro-alcooleira, retratada pelos índices de produtividade da lavoura e da indústria. Tivemos, portanto, duas visadas sobre o álcool combustível sob ângulos diferentes. Se convenientemente ajustadas, as duas apreciações poderiam contribuir para melhorar a compreensão sobre as questões tecnológicas e econômicas subjacentes. Daí decorre este terceiro trabalho, de autoria do segundo autor, sobre o mesmo tema, dirigido principalmente à análise das objeções técnicas apresentadas pelo primeiro.

O Comércio Irregular do Álcool - e&e 36

João Moreira Patusco

Estima-se em 8 milhões de metros cúbicos a comercialização irregular de álcool etílico nos últimos quatro anos – montante equivalente a 17% do consumo total de álcool do período.

 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Tuesday, 19 August 2003
.

Contador de visitas