e&e

Economia & Energia
Ano XVII-No 88
Janeiro
/Março 2013
ISSN 1518-2932

e&e  OSCIP

setae.gif (977 bytes)e&e in English

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

OUTROS NÚMEROS

e&e No 88

Página Principal

Brasil: Energia, Economia e Comércio Externo de Bens

Existe a possibilidade de um novo apagão?

Formas de regulação do suprimento da Energia Elétrica

Acompanhamento da situação

Omar Campos Ferreira

Apoio:

CNPQ

 

Parceria:

 

ecentex

 

http://ecen.com
Vínculos e&e

Veja também nosso suplemento literário

http://ecen.com/
jornalego
 

 

eee87 em pdf

eee87 pdf

Omar Campos Ferreira (1931 – 2013)

Omar Físico

Omar Campos Ferreira foi um competente engenheiro com aguçado espírito de físico e especial predileção pela Termodinâmica. Seus artigos, como suas aulas, eram sempre claros e precisos e campeões de acesso em nossa revista.

Sabia conciliar seu pensamento lógico e preciso com uma religiosidade completamente isenta de dogmatismo. O Sermão da Montanha era não só sua passagem bíblica favorita, mas seu código de vida.

Era profundamente ligado à família e as suas origens bem mineiras. Suas responsabilidades de pai de família sempre estavam acima de todas. Nascido em Baependi, era dos que, conforme caso que contava sobre uma possível mudança na divisa com São Paulo, não poderia suportar tal mudança porque estranharia outros ares que não os mineiros. De suas visitas à mãe em Baependi, terra de outro ilustre brasileiro (e seu primo) José Alberto Pelúcio, sempre voltava com sua mineiridade reforçada. 

Os muito viajados nos admirávamos de seu universalismo baseado no conhecimento de sua província, de sua gente e em leituras em profundidade especialmente nas de Guimarães Rosa, com quem certamente se identificava. O Rosa descobrira o universal no sertão que está em toda parte. Na época da moda da “leitura dinâmica” à la Kennedy o Omar buscava seguir os conselhos de seu amigo e orientador de tese Borisas Cimbleris que preferia uma cuidadosa “leitura estática”.

Foi professor secundário e universitário, tendo sido livre docente na UFMG onde orientou várias teses.  Pesquisador pioneiro no Instituto de Pesquisas Radioativas (atual CDTN)  dirigiu projetos e unidades daquele Instituto onde foi Diretor. Não concordando com as mudanças políticas na instituição, discretamente solicitou sua demissão. Foi pesquisador e chefe de projetos na Fundação João Pinheiro e no CETEC. Foi fundador e primeiro Superintendente da OSCIP Economia e Energia – e&e e era membro de seu Conselho. Era também professor da PUC MG.

Sua honestidade e lisura o faziam o sócio e colega que todos os que comungam os mesmos valores gostariam de ter.

Muito seguro de suas convicções combinava o interesse no avanço do conhecimento com a certeza de que o progresso não era tudo e que bens materiais não estavam no centro da felicidade. Recentemente, diante da afirmação do Presidente Obama de que não era possível governar os EUA seguindo o Sermão da Montanha ele respondeu com o argumento do próprio Sermão de que não era fácil realizar o que ali era ensinado. Fácil era amar os amigos e odiar os inimigos. Essa visão sem radicalismo, mas procurando a essência do ensinamento para induzir uma mudança era bem da natureza do Omar. A lição prática dessa interpretação é que a fração de amor e compreensão que possamos ter pelo que hoje é nosso inimigo possa mudar essa situação.

É neste tipo de compreensão que ele devia encontrar a difícil conciliação do rigor científico e sua religiosidade. Essa visão aberta é que talvez torne um dia possível o diálogo entre as diversas religiões e até com os que preferem não tê-las.

Capacidade de conciliar, uma de suas melhores características, era, sem dúvida fruto de sua formação humanista e sua capacidade de conseguir de colegas e subordinados a cooperação e a paz. Provavelmente parte de sua realização do que aprendeu no Sermão da Montanha.

__________________________

Curriculum Vitae na base Cesar Lattes

http://lattes.cnpq.br/4194514745155551

 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK br> Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Tuesday, 01 October 2013
.

Contador de visitas