e&e

Economia & Energia
Ano XVI-No 86
Julho
/Setembro de 2012
ISSN 1518-2932

e&e  OSCIP

setae.gif (977 bytes)e&e in English

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

OUTROS NÚMEROS

e&e No 86

Página Principal

Uso do Índice de Desenvolvimento Humano como Instrumento de Projeção de Demanda de Energia Elétrica

Modelagem Matemática Simples do Desmatamento da Amazônia

Apoio:

CNPQ

 

Parceria:

 

ecentex

 

http://ecen.com
Vínculos e&e

Veja também nosso suplemento literário

http://ecen.com/
jornalego
 

Nº 86: Julho/Setembro de 2012   

Versões em Inglês e Português disponíveis em: http://ecen.com

eee87

Informações sobre a Organização
 
Economia e Energia - e&e  OSCIP

_______________________________

capa86

Textos para Discussão:

Uso do Índice de Desenvolvimento Humano como Instrumento de Projeção de Demanda de Energia Elétrica

Tradicionalmente as projeções de expansão da demanda de energia são baseadas nas estimativas de evolução do Produto Interno Bruto – PIB e da evolução demográfica. O presente trabalho traz uma visão complementar ao crescimento da demanda, buscando atrelar a mesma ao crescimento do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), conforme definido e medido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

O Planejamento Energético deve ser integrado a uma Política de Governo visando à melhoria do IDH Brasileiro, abrangendo os aspectos de saneamento, construção da infraestrutura, saúde e educação de modo que o planejamento da expansão da oferta de energia deixe de ser vinculado primordialmente à projeção do PIB.

Modelagem Matemática Simples do Desmatamento da Amazônia

O desmatamento da região amazônica tem um papel importante com respeito a mudanças climáticas assim como na presumida extinção da imensa biodiversidade da região, estimando-se também que a destruição da floresta tenha influência marcante no clima do continente como um todo e, particularmente, no regime pluvial de nosso país.

Dados referentes ao desmatamento foram submetidos a um tratamento matemático utilizando modelagem logística de Volterra, aplicada a grande número de sistemas e extensamente explorado por Cesare Marchetti. A modelagem logística descreve quantitativamente a evolução do desmatamento da Amazônia Legal.

À vista da grande resiliência dos sistemas econômicos e sociais, verificada abundantemente na aplicação do modelo aqui utilizado, é pouco provável que a meta anunciada pela Administração Federal, de reduzir o desmatamento da região em 80%, relativamente ao observado em 2005, venha a ser alcançada em 2020.

As emissões totais e setoriais são comparadas com o aumento do PIB.

Livro: Pré-lançamento em versão digital

ORGANISMOS DE VANGUARDA, CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

vanguarda

O livro, de autoria de José Fantine, expande, para o campo da gestão, inovação e redes em geral, conceitos antes aplicáveis somente para organismos que o ECENTEX/COPPE/UFRJ conferia o status de Centros e Redes de Excelência (que dava o nome ao livro anterior).

Essa abordagem mais ampla atende a neces-sidades geradas pelos últimos aconteci-mentos mundiais. Nela, os conceitos e a metodologia apresentados servem ao objetivo maior de incentivar empresários, gerentes e governantes a trilharem, por vários meios e contando com várias ferramentas, o caminho da vanguarda, pensando no desenvolvi-mento sustentável de suas instituições e/ou do País.

"O livro conta com apresentações de Luiz Pinguelli Rosa, diretor da COPPE, de Maria das Graças Silva Foster, presidente da Petrobras, de Marcos Assayag, gerente executivo do CENPES/Petrobras e de José Fantine, coordenador do ECENTEX/COPPE

Download

 

x 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Tuesday, 01 October 2013
.

Contador de visitas