Economia & Energia
Ano XV-No 80
Janeiro/Março
de 2011
ISSN 1518-2932

e&e  OSCIP

setae.gif (977 bytes)e&e in English

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

OUTROS NÚMEROS

e&e  No 80

Apoio:

 

 

Página Principal

A Questão do Poder Mundial, Empresarial e Social

Download:

bal_eec

Arquivo zipado do Balanço de Carbono gerando programa Excel com macros em Visual Basic que tem que ser ativadas para que o programa funcione

 

http://ecen.com
Vínculos e&e

Veja também nosso suplemento literário

http://ecen.com/
jornalego

 

 

 

 

A Organização Economia e Energia - e&e  OSCIP 

Nº 80:  Janeiro/Março de 2011  

ISSN 1518-2932           

Versão em Inglês disponível de vários números disponíveis em: http://ecen.com

Revista e&e 80 versão em PDF

eee80p______________________________________________________

Opinião:

A Questão do Poder Mundial, Empresarial e Social

  José Fantine*

josefantine@gmail.com

Carlos Feu Alvim**

feu@ecen.com

As modificações de diversas naturezas que se operam no mundo chamam a atenção para uma janela de oportunidade que poderíamos denominar “janela no poder” para países, empresas e indivíduos, que costuma ocorrer justamente em períodos de mudanças e crises.

Nos últimos anos, o Brasil se mostrou pujante em termos de desenvolvimento e de esperanças. Para o País seguir com um progresso sustentado, alguns paradigmas devem ser objeto de questionamento, e novos elementos importantes precisam ser discutidos.

Neste ensaio, é apresentada uma visão focada no aspecto da competição, inovação e criatividade e no poder social, de sorte a instigar reflexões sobre possíveis mudanças no modo de agir gerencial, político ou social, com vistas à criação da riqueza nacional.

Também se analisam as diferentes transformações que tem acontecido nos diversos níveis do poder, alterando as regras do jogo comercial e da gestão para todos. Chama-se a atenção para a corrida científica e tecnológica que, embora cruel para os emergentes, representa ao mesmo tempo uma oportunidade, pois tudo muda continuadamente e quem entra nessa corrida consegue lugar de destaque.

 

Nota do editor

Logo após o Plano Real, publicamos pela Editora Bertrand do Brasil (1996) o livro Brasil: O Crescimento Possível em que apontamos as limitações ao crescimento brasileiro então existentes. Contrariamente ao otimismo vigente, indicamos como principais limitações: a produtividade de capital em queda, a baixa remuneração de nossas exportações e o elevado passivo externo líquido. Baseados nessas limitações, projetamos uma hipótese básica de taxa de crescimento da economia que, infelizmente, se confirmou. Agora, acreditamos que o Brasil vive um momento diferente, quando se analisam os mesmos fatores que limitavam nosso crescimento. Este trabalho é o primeiro de uma série: Brasil: O Crescimento Sustentado é Possível que analisa as perspectivas dos próximos anos.

 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Tuesday, 21 August 2012
.

Contador de visitas