Economia & Energia
Ano XIV-No 77
Abril
/Junho de 2010
ISSN 1518-2932

e&e  OSCIP

setae.gif (977 bytes)e&e in English

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

OUTROS NÚMEROS

e&e  No 77

Apoio:


 

Página Principal

Workshop sobre a Produtividade de Capital no Brasil

Um Programa para a Produtividade de Capital no Brasil

Indicadores de Produtividade de Capital na Agropecuária Brasileira

Uma nota sobre a produtividade de capital a partir dos censos agropecuários brasileiros

 

http://ecen.com
Vínculos e&e

Veja também nosso suplemento literário

http://ecen.com/
jornalego

A Organização Economia e Energia - e&e  OSCIP 

Nº 77: Abril/Junho de 2010  

ISSN 1518-2932           

Versão em Inglês e Português disponível em: http://ecen.com

Editorial:

Workshop sobre Produtividade de Capital

 

Um Programa para a Produtividade de

Capital no Brasil

O Brasil estará diante de um inédito esforço de investimento nas próximas décadas que provém, por um lado, do déficit acumulado nas décadas perdidas e, por outro, das próprias necessidades do seu crescimento. Para alcançar o crescimento econômico desejado, a produtividade de capital, que pode ser definida como a relação PIB / estoque de capital (Y/K), precisa continuar crescendo. No nível empresarial, esta produtividade é definida como a relação entre o valor agregado e o estoque de capital produtivo.

A inserção do tema produtividade de capital nas iniciativas da política de inovação se justifica pelo interesse da apuração do estoque e da produtividade de capital nas avaliações empresariais. As iniciativas para melhorar a produtividade de capital passam por inovações tecnológicas, gerenciais e até político-administrativas.

Elevar a produtividade do capital pode ser o caminho para aumentar o nível de crescimento sustentado do país. A maior produtividade do capital aumenta o retorno financeiro, gerando mais renda e logo, a necessidade de menor taxa de poupança para crescer cada unidade percentual do PIB.

A avaliação do estoque de capital necessária para conhecer a produtividade não é tarefa fácil nem no nível nacional ou setorial, nem no empresarial. Trata-se de avaliar o estoque de bens de capital (máquinas e equipamentos, construção e outros). É necessário conhecer o histórico de investimentos e avaliar sua depreciação com uma metodologia coerente que propicie comparações.

Atualmente a Organização e&e, em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, está executando um projeto para diagnosticar e avaliar a Produtividade de Capital no Brasil. Foram realizados estudos exploratórios sobre três setores: geração de petróleo e eletricidade, exploração e produção de agropecuária.

Uma das atividades prevista no referido projeto é a realização de um Workshop, que terá lugar em novembro próximo no Rio de Janeiro, cujo objetivo é diagnosticar a produtividade de capital no Brasil, discutir e propor a criação de uma rede de excelência que servirá de base para um Programa de Produtividade de Capital de caráter nacional. 

 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Tuesday, 01 November 2011
.

Contador de visitas