Economia & Energia
Ano XIII-No 73
Abril-Maio 2009
ISSN 1518-2932

e&e  OSCIP

setae.gif (977 bytes)e&e in English

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

OUTROS NÚMEROS

e&e  No 73

Apoio:


 

Página Principal

A Produtividade dos Fatores em Alguns Países

As Perspectivas Brasileiras no Controle de Materiais Nucleares

 

Download:

bal_eec

Arquivo zipado do Balanço de Carbono gerando programa Excel com macros em Visual Basic que tem que ser ativadas para que o programa funcione

 

http://ecen.com
Vínculos e&e

Veja também nosso suplemento literário

http://ecen.com/
jornalego

 

Revista e&e 73 versão em PDF 

eee73p
_________________________________________________________

 Textos para Discussão:

A Produtividade dos Fatores em Alguns Países

Carlos Feu Alvim

A OSCIP Economia e Energia tem com o Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, um Termo de Parceria com o objetivo de propiciar o planejamento governamental e empresarial visando promover ações no sentido de melhorar o uso da capacidade de produção existente, buscando incrementar o crescimento econômico e orientar os investimentos para setores ou para técnicas menos intensivas no uso do capital. Em 2009 estão sendo realizadas diversas atividades em setores específicos escolhidos em função de suas características especiais. Estes setores são o Agropecuário, o de Petróleo e o de Geração de energia Elétrica.

No trabalho aqui apresentado analisa-se o comportamento das produtividades do capital, do trabalho e a total dos fatores em três grupos de países: os que se desenvolveram na última metade do século passado, os países mais desenvolvidos que conseguiram deter a queda da produtividade de capital e países em desenvolvimento.

As Perspectivas Brasileiras no Controle de Materiais Nucleares

Olga Mafra, Carlos Feu Alvim, e José Goldemberg

O renascimento da energia nuclear que vem se desenhando nos últimos anos, estimulado pelas questões do efeito estufa e pela alta dos preços de petróleo, reascendeu também preocupações com o uso seguro e pacífico da energia nuclear.

Vários encontros tem sido realizados por diferentes organizações do exterior que se ocupam do tema e que desejam se aprofundar no conhecimento do caso brasileiro. A solução regional, encontrada para aliviar possíveis tensões entre Brasil e Argentina, desestimulando a posse de armamentos nucleares, desperta interesse destas organizações. Também existe interesse na retomada do programa nuclear no Brasil e na Argentina e sobre a intenção do Brasil de construir submarinos com propulsão nuclear. O artigo analisa as perspectivas brasileiras na área.

Nota do Editor: Este trabalho, sem que fosse de conhecimento dos co-autores, foi parcialmente baseado no artigo da Lic. Irma Arguello  "Brazil and Argentina's Nuclear Cooperation "em Proliferation Analysis, January 8, 2009 Published: January 08, 2009 em.
http://www.carnegieendowment.org/publications/index.cfm?fa=view&
.id=22597

 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Friday, 18 May 2012
.

Contador de visitas