Economia & Energia
Ano XII-No 71
Dezembro 2008 -
Janneiro 2009
ISSN 1518-2932

e&e  OSCIP

setae.gif (977 bytes)e&e in English

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

OUTROS NÚMEROS

e&e  No 71

Apoio:


 

Página Principal

Ciência e Tecnologia

Tratamento Logístico das Ocorrências Anuais de Dengue no Rio de Janeiro

Zoneamento Econômico de Territórios de Bacias Hidrográficas – Importância Ecológica

 

Download:

bal_eec

Arquivo zipado do Balanço de Carbono gerando programa Excel com macros em Visual Basic que tem que ser ativadas para que o programa funcione

 

http://ecen.com
Vínculos e&e

Veja também nosso suplemento literário

http://ecen.com/
jornalego

 

Revista e&e 71 versão em PDF 

eee71p


_________________________________________________________

Opinião

Ciência e Tecnologia

Iberê Mariano da Silva

Nossa revista, em seus artigos de opinião, procura ser um fórum onde possam se manifestar diferentes pontos de vista de pessoas de expressão nos temas de sua especialidade. O autor, que exerceu importantes funções no setor tecnológico das Forças Armadas, encara explicitamente a Ciência e Tecnologia como expressão do “Poder Nacional de um Estado Soberano”, que é um ponto de vista pouco abordado no cenário nacional.

Textos para Discussão

Tratamento Logístico das Ocorrências Anuais de Dengue

no Rio de Janeiro (1985 - 2008)

José Israel Vargas, Carlos Feu Alvim,
Omar Campos Ferreira e Pedro Maciel Corgozinho

O tratamento logístico foi aplicado por Cesare Marchetti a inúmeros sistemas sociais e econômicos e tecnológicos e o professor José Israel Vargas o aplicou também a diversos sistemas com ênfase em casos brasileiros. A metodologia, que nasceu na análise de Volterra e Lotka de sistemas de competição biológica, volta a ser aplicada em seu campo original em assunto de vital importância para a saúde pública, cujo interesse extrapola ao dos estudiosos da área.

Artigo

Zoneamento Econômico de Territórios de Bacias Hidrográficas – Importância Ecológica

Paulo Pereira Martins Junior,

Omar Campos Ferreira

O artigo dá seqüência ao “Zoneamentos Ecológicos de Bacias Hidrográficas - Importância Econômica” publicado no No 69 desta revista. O zoneamento econômico é parte do processo para se atingir a produtividade econômica sustentável. A noção de sustentabilidade é retraçada de modo a integrar relações de produção diretamente ligadas à terra e aos custos de produção, procurando a integração entre o pensamento ambiental e o econômico.

Pré-Edição e&e No 72

Opinião

Nova Lei do petróleo: Sim, Nós Podemos!

José Fantine

O assunto pré-sal é a maior questão econômica e energética desta década e quase seguramente da próxima. É certamente um assunto que incluirá ou excluirá o Brasil no clube dos desenvolvidos. Como de hábito, em uma questão importante surgem grupos de pressão mais ou menos favoráveis ao predomínio do capital internacional. Reconhecer a presença e tentar identificar os interesses dos lobbies envolvidos é indispensável para compreender o jogo de poder já iniciado.

Uma questão que retorna ao debate é o caráter estratégico ou não do petróleo. A Secretária de Estado Hillary Clinton deixou claro que os Estados Unidos vão considerá-lo como tal. O prestigioso "El Pais" comentou recentemente  que este seria um assunto a ser tratado entre os presidentes Lula e Obama no próximo 14 de Março.

Será o petróleo um assunto estratégico para o Brasil ou um simples recurso econômico a ser explorado rapidamente como o foi no Reino Unido, no México e na Argentina?

 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Monday, 21 May 2012
.

Contador de visitas