Economia & Energia
Ano XII-No 68
Junho - Julho 2008
ISSN 1518-2932

e&e  OSCIP

setae.gif (977 bytes)e&e in English

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

OUTROS NÚMEROS

e&e  No 68

Apoio:


 

Página Principal

O Petróleo, o Gás e o Estado no Brasil

Desenvolvimento Sustentável

Outros Artigos Relacionados ao pré-sal

O Pré_Sal é nosso?

“Commodismo”
Pré-Sal e Desenvolvimento

 

Download:

bal_eec

Arquivo zipado do Balanço de Carbono gerando programa Excel com macros em Visual Basic que tem que ser ativadas para que o programa funcione

 

e&e por autor
e&e por assunto

http://ecen.com
Vínculos e&e

Veja também nosso suplemento literário

http://ecen.com/
jornalego

 

Revista e&e 68 versão em PDF 

eee68p
_________________________________________________________

 

Texto para Discussão / Opinião:

O Petróleo e o Gás: o Papel do Estado

José Fantine e Carlos Feu Alvim.

O assunto pré-sal volta à discussão sendo focalizado o papel do Estado no Setor Petróleo e Gás. Aborda-se o desenvolvimento do setor no Brasil desde a campanha do “o petróleo é nosso” até a descoberta do pré-sal. Uma retrospectiva do panorama mundial mostra que o petróleo constituiu-se, a partir do início do século passado, em assunto estratégico para todos os países e, como tal, objeto da ação dos estados constituídos na área política, econômica e militar.

O tema deve merecer, melhor cedo do que tarde, uma análise profunda da sociedade brasileira e, pela sua magnitude, envolverá profundamente a opinião pública. O governo federal deve firmar, brevemente, uma posição a respeito e é desejável que sejam considerados os diversos aspectos da questão . O assunto vem motivando o esforço reflexivo da equipe da e&e, sendo esperados outros artigos, não obrigatoriamente no mesmo sentido, mas certamente com o mesmo objetivo.

Opinião:

O Que é Desenvolvimento Sustentável?

Leonam dos Santos Guimarães  

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou, através da Comissão Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o conceito de Desenvolvimento Sustentável: um modelo que busca satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades, utilizar recursos naturais sem comprometer sua produção, fazer proveito da natureza, sem devastá-la e buscar a melhoria da qualidade de vida para a sociedade. O conceito é revolucionário e como todas as idéias originais, alavanca debates fervorosos entre governantes e cidadãos sobre como atingir esta sustentabilidade. O tema tem implicações no desenvolvimento dos países e sobre a capacidade da ciência e tecnologia de resolvê-los.

Artigos Nos Anteriores Relacionados ao pré-sal

O Pré_Sal é nosso?

“Commodismo” Pré-Sal e Desenvolvimento

 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Wednesday, 23 May 2012
.

Contador de visitas