Economia & Energia
Ano X -No 54:
Fevereiro-Março
2006
ISSN 1518-2932

Patrocínios:

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

e&e ANTERIORES

e&e No 54

Página Principal

Textos para Discussão

Enriquecimento de Urânio no Brasil             

Saldo Comercial e Valorização do Câmbio Real  -  Projeções para  2006

Livro:

Produtividade de Capital    

 

Download

e&e No 54 completo em pdf para download e impressão

 

e&e por autor
e&e por assunto

http://ecen.com
Vínculos e&e

guestbook

Veja também nosso suplemento literário

http://ecen.com/
jornalego

 

 

 

setae.gif (977 bytes) No 52 English Version   

Livro:

 

Produtividade de Capital

 

Uma Coletânea sobre Produtividade de Capital, da série “O Futuro da Indústria”, será lançado em março pela Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior - STI/MDIC e pelo Instituto Euvaldo Lodi da Confederação Nacional da Indústria – IEL/CNI.

 Na apresentação do volume Jairo Klepacz, Secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior - MDIC chama a atenção para o fato de que a questão da produtividade de capital tem sido objeto de intenso debate acadêmico, mas de limitada ação prática, ao menos na dimensão de políticas públicas.  Não obstante, ela se reveste de interesse fundamental para o processo de retomada do desenvolvimento, especialmente no contexto de poupança reduzida e conseqüente limitada capacidade de investimentos comum à nossa região. No Brasil, os índices de produtividade divulgados periodicamente costumavam se referir, como acontecia nos EUA, à produtividade do  trabalho. Recentemente (novembro de 2005) o “The Economist” chamou a atenção sobre o fato de que “a forma mais comum de se medir a produtividade não é a melhor”; ao invés da produtividade do trabalho, dever-se-ia adotar a produtividade multifatorial (ou produtividade total de fatores) que leva em conta a produtividade do capital. O artigo chama a atenção dos investidores para o fato de que o retorno de suas aplicações tem como melhor indicador a produtividade do total de fatores do que simplesmente a do trabalho.

A coletânea reúne os seguintes artigos dos seguintes autores: 

§        Notas do Coordenador

§        Comportamento  da  produtividade do capital e sua influência na contabilidade do  crescimento de Aumara Feu, doutora em Economia pela Unb e coordenadora de Assuntos Econômicos da Secretaria de Assuntos  Internacionais – SAIN do Ministério da Fazenda – MF.

§          Estoque e produtividade do capital fixo - Brasil,  1950 - 2004 de Lucilene Morandi pesquisadora da Universidade Federal Fluminense.

§          Estoque de capital na América Latina: 1950-2000, Marcos Souza, doutorando pela Unb e analista do Tesouro Nacional do MF e Aumara Feu.

§           Produtividade do capital e desenvolvimento regional  - Mâncio Lima Cordeiro , economista, professor e Presidente do Banco da Amazônia S.A e Hélio Graça, professor e Gerente Executivo de Estudos Econômicos do Banco da Amazônia S.A.

§          A produtividade total dos fatores na economia brasileira de Eustáquio Reis Economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA.

§          Incrementar a produtividade do capital para gerar mais trabalho e mais emprego com o mesmo investimento de Carlos Feu Alvim, doutor em Física pela Universidade de Grenoble (França) e editor da revista Economia e energia – e&e que coordenou a coletânea.

Informações sobre a Coletânea e pedidos de cópias do livro: STI/MDIC (61) 2109-7393

 Download

e&e No 54 completo em pdf para download e impressão

Artigos do Livro

No MDIC:

http://www2.desenvolvimento.gov.br/sitio/sti/publicacoes/futAmaDilOportunidades/ediespeciais_19.php

 

 

 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Monday, 09 May 2011
.

Contador de visitas