eee2p.gif (2459 bytes)

Economia & Energia
No 37: Março-Abril 2003  
ISSN 1518-2932

No 37setae.gif (977 bytes) English Version  

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

e&e ANTERIORES

e&e No 37

Página principal

Cotação do Dólar Comercia

Emissões Energéticas:

1. O programa benemis_e

2. Resultados

3. Como Usar o Programa

e&e por autor
e&e por assunto

http://ecen.com
Vínculos e&e

 

 Emissões Energéticas

Resumo   

1. O Programa benemis_e        

  1.1 Conteúdo do Programa    

  1.2 Os Coeficientes 

 

Resumo

O presente trabalho reúne os dados do Balanço Energético Nacional - BEN do período 1970 a 2001 em um programa, denominado benemis_e, na linguagem "Visual-Basic sobre planilhas "Excel" que permitem recuperar gráficos e tabelas em diferentes apresentações, por ano, setor ou energético.

O programa benemis_e, descrito no item 1, usa os dados das planilhas anuais do BEN, denominadas Anexos, que consolidam, para cada ano, o balanço de produção, transformação e uso de energia para o Brasil e dados de coeficientes de emissões, fornecidos pela pesquisadora Branca Americano[i] da equipe que elabora o inventário brasileiro dos gases causadores do efeito estufa. Estes coeficientes baseiam-se em recomendações internacionais e dados recolhidos para o Brasil e consideram, quando disponíveis, as peculiaridades brasileiras no uso, produção e transformação de energéticos entre os anos de 1990 e 1997. Os coeficientes do ano de 1990 e 1997 são usados, respectivamente, para os anos anteriores e posteriores do período considerado. Os dados energéticos são os do BEN/MME de 1970 a 2002[ii].

Os principais resultados para emissões dos gases são apresentados, no capítulo 2, para o último ano disponível (2001). São apresentadas as emissões para os gases: Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Óxido Nitroso (N2O), Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Nitrogênio (NOX), e Outros Compostos Orgânicos Voláteis exceto Metano (NMVOCs).

Também são apresentados, para os mesmos gases, gráficos e tabelas da evolução da emissão, no período 1970/2001 por setor e por grupo de energéticos. Para o CO2 são apresentados gráficos e tabelas por atividade e setor.

 

1 O Programa benemis_e

1.1 Conteúdo do Programa

Os Anexos do BEN estão armazenados no Programa em planilhas para cada ano. Nessas planilhas, os seguintes dados são apresentadas para energéticos primários e secundários (colunas), correspondentes ao energético em "contas":

Dados da Oferta Interna Bruta: Produção, Importação, Exportação, Variação de Estoques, etc.;
Dados de Transformação por tipo de instalação: Refinaria, Plantas de Gás Natural, Centrais Elétricas, etc.; 
Dados Relativos ao Consumo: Não Energético e Energético por Setores Econômicos e algumas de suas atividades
Perdas e Ajustes 

A Figura 1.1 Ilustra o esquema adotado no qual, para facilitar a compreensão, nos referimos às contas como setores.

 

Figura 1.1: Os dados do BEN/MME (Anexos) dos anos disponíveis são usados para construir uma matriz de três dimensões (energético, conta ou setor e ano). As saídas bidimensionais são obtidas da matriz original.

Os valores energéticos são expressos em tonelada equivalente de petróleo (tEP). Os coeficientes são apresentados em toneladas de gás por tEP ou equivalente. A emissões são dadas em 10^3 t/ano por ano.  O esquema da Figura 1.2 ilustra a metodologia adotada. 

A maneira de utilizar o programa está indicada no Anexo 1.

1.2 Os Coeficientes

Os arquivos fornecidos pelo MCT reúnem planilhas contendo os fatores de emissão implícitos de gases de efeito estufa do setor energético, correspondentes  ao consumo de energia em alguns setores de transformação  e de consumo final de energia do Balanço Energético Nacional (BEN).

São apresentados os fatores de emissão para os gases: CO2, CH4, N2O, CO, Óxidos de Nitrogênio NOX, e Outros Compostos Orgânicos Voláteis exceto Metano (NMVOCs).

Os fatores de emissão foram calculados utilizando-se a mesma metodologia adotada no Inventário Brasileiro de Gases de Efeito Estufa, a saber, a Metodologia Bottom-Up, recomendada pelo 1996 Revised IPCC Guidelines [iii] desenvolvida pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) e adaptada à realidade brasileira. Na sua aplicação foram utilizadas as informações do Sistema de Informação do Balanço Energético (SIBE) e do Balanço de Energia Útil (BEU) para desagregar as informações do BEN. Utilizou-se, na maior parte das vezes, os valores propostos pelo IPCC para os diferentes parâmetros. As principais exceções foram os fatores de conversão de tEP para TJ, os fatores de emissão de CO2 da lenha que é consumida nas carvoarias e os fatores de emissão de CO2, CO, CH4 e NOX  do etanol consumido no setor de transportes.

Os fatores de emissão implícitos podem variar de ano para ano, dado que muitos deles são calculados a partir de informações mais desagregadas que as apresentadas nas planilhas consolidadas do BEN.

O formato de apresentação corresponde exatamente ao formato das planilhas do Anexo do Balanço Energético Nacional, o Balanço Consolidado.

 

 

Figura 1.2 : Metodologia de obtenção dos dados das emissões usados para construir as tabelas e os gráficos


[i] Branca Americano - Comunicação interna.

[ii] Balanço Energético Nacional - BEN 2002, Ano Base 2001, Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Energia.

[iii] Revised 1996 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories.

 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Thursday, 15 May 2003
.

Contador de visitas