Economia & Energia
No 34: Setembro-Outubro 2002  
ISSN 1518-2932

No 34setae.gif (977 bytes) English Version  

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

OUTROS NÚMEROS

e&e No 34

Página Principal

Álcool  Revisitado

Avaliação  Preliminar do  Potencial de Produção de Etanol da Cana de Açúcar.

O Presidente da República condecora o ex-Ministro Camilo Penna com a mais alta condecoração

Nossa Utopia: O Crescimento Econômico em uma Sociedade Democrática e mais Justa ou Nova Utopia 1

Novo
e&e por autor
e&e por assunto

Download No 34 em pdf 540K

http://ecen.com
Vínculos e&e

eeerot.gif (49017 bytes)
Livro de Visitas

 

Álcool:
O álcool carburante deu destaque ao Brasil no quadro energético mundial em uma época de crises de preço no petróleo. A possibilidade de mais uma guerra no Golfo Pérsico e aumento dos preços internacionais de petróleo recolocou o tema em questão. As preocupações em que o efeito estufa, incluída nas prioridades ambientais no mundo, reativaram o debate sobre o álcool.
e&e apresenta dois artigos de nossos colaboradores com visões de fundo diferentes e talvez divergentes sobre o assunto. O Proálcool nunca deixou de ser polêmico.

Álcool Revisitado
O Proálcool na sua origem serviu preferencialmente aos usineiros e plantadores de cana-de-açúcar, à indústria nacional montadora de automóveis e à classe média alta. É verdade que o programa gerou cerca de um milhão de empregos - a maioria subempregos - por serem mal remunerados, sazonais e de alta periculosidade. Paralelamente gerou um neologismo: “os bóias-frias”. Entre os benefícios, contabilizou uma certa melhoria ambiental nas grandes cidades ao substituir a gasolina. O pecado capital é que o programa nunca andou pelas próprias pernas, isto é, não atingiu sua viabilidade econômica. O custo da produção do álcool é ainda maior do que o seu preço de venda.

Avaliação do Potencial de Produção de Álcool
A produção de álcool combustível apresentou considerável aumento, acompanhado de importantes ganhos de produtividade, desde a implantação do Proálcool,  O estudo mostra que o Setor tem respondido positivamente aos estímulos externos, tanto os governamentais, agora escassos, como os provenientes do mercado de combustíveis. O custo de produção tem diminuído sistematicamente, fato marcante no mercado de energia, no qual quase todos os custos são crescentes.

O Presidente da República condecora o ex-Ministro Camilo Penna com a mais alta condecoração

No dia 28 de Agosto de 2002 o Engenheiro João Camilo Penna recebeu a Ordem Nacional do Mérito, no seu mais alto grau, que é a mais alta condecoração que é possível dar a um brasileiro que se destacou e que prestou relevantes serviços à Pátria. Na ocasião. Na ocasião o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, pronunciou discurso em sua homenagem que transcrevemos a seguir. A e&e se associa a esta justíssima homenagem a esse grande brasileiro que pode ser considerado o grande impulsionador do Proálcool mas que deu ao País muitas outras importantes contribuições.

Nossa Utopia: O Crescimento Econômico em uma Sociedade Democrática e mais Justa
ou Nova Utopia 1

Procuramos traduzir de forma concreta nossos desejos de crescimento para o Brasil. Modestamente sonhamos dobrar, em duas décadas, a renda média brasileira. Não parece tarefa fácil mas vale a pena sonhar com o possível.

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Tuesday, 10 May 2011
.

Contador de visitas